x

Outubro Rosa - Secretária Municipal de Saúde

Quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Última Modificação: 14/08/2020 14:13:27 | Visualizada 3612 vezes


Ouvir matéria

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer(INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.

É isso que impulsiona o Outubro Rosa, um mês dedica à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher.

Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

  O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa. Tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo.

Durante o mês de outubro, as UBS Rubens Antonio Baqueta e UBS Pioneiro Antonio Mansano, ficaram abertas todas as quintas feiras até às 20h, expandindo o horário de atendimento para as mulheres e realizando coletas de preventivo, pedidos de mamografias, orientação com profissionais e massagem relaxante, a fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos. Além de palestras  e atendimento móvel nas empresas.

 Galeria de Fotos

 Veja Também