x

MUTIRÃO DE SAÚDE DO IDOSO

Sexta-feira, 23 de março de 2018

Última Modificação: 14/08/2020 14:20:59 | Visualizada 4055 vezes


Ouvir matéria

Durante esta sexta-feira (23), aconteceu o “MUTIRÃO DE SAÚDE DO IDOSO” promovido pelo Departamento de Saúde da cidade que reuniu os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e durante todo o dia realizaram atendimentos e orientações aos Idosos do município.

Quem chegava ao Mutirão passava por 12 estações de atendimento: identificação; medida de peso e altura; velocidade da marcha, que identifica a autonomia do idoso para caminhar; aferição de pressão e teste de glicemia; questionário sobre a capacidade e independência do idoso no dia a dia.

As etapas também incluíam orientações de saúde bucal, com dentistas; prevenção de quedas, com o fisioterapeuta; cuidados com o uso de medicamentos, com farmacêutico; oficina de nutrição; e, por fim, o serviço de assistência social com a apresentação dos direitos dos idosos.  Durante as ações do Mutirão no decorrer do dia foram servidas frutas da época e um delicioso café.

Silvanir P. Higino, diretora do Departamento de Saúde, destacou a importância de informar e orientar a população idosa. “Ressaltar a importância do acompanhamento à saúde e realizações de exames periodicamente, a fim de promover á prevenção de agravos à saúde é a melhor forma de melhorar a qualidade de vida dos idosos”. Afirmou.

Passaram pelo evento, equipes e secretários de saúde de municípios vizinhos, membros da 15ª Regional de Saúde e o Prefeito Ademir Luiz Maciel (Dê). “A terceira idade chega para todos e precisamos saber lidar com isso da melhor forma. Parabéns aos profissionais que buscam através destas ações fazer o melhor para a saúde dos idosos da nossa cidade”, diz.

 O objetivo do Mutirão é avaliar a saúde dos idosos, prevenir o declínio funcional e identificar o grupo que necessitará de atendimento diferenciado nas UBS’s.

 Veja Também