x

Setembro Amarelo: Equipes de saúde realizam ações voltadas à prevenção de suicídios

Quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Última Modificação: 14/08/2020 14:53:47 | Visualizada 1610 vezes


Ouvir matéria

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Em Floresta, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), realizaram ações com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, incentivando a busca de ajuda de profissionais.

De acordo com a Diretora do Departamento de Saúde, Silvanir Sandrigo, a campanha é extremamente importante e o anuncio dessas informações de prevenção ao suicídio precisam ser espalhadas. “Nossas equipes desenvolveram ações para conscientizar e prevenir o suicídio em nosso município, visando fortalecer e ampliar a assistência a todas as pessoas que necessitam de atenção e cuidado”, afirmou Silvanir.

 

MATRICIAMENTO

O evento realizado na última quinta-feira (21), na UBS Antonio Mansano, reuniu os Agentes Comunitários de Saúde do município, Equipe do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), enfermeiras e auxiliares de enfermagem. A Diretora da UBS Antonio Mansano, psicóloga Gislaine Marutti Orsini, Diretora da UBS Rubens Baqueta, enfermeira Telma Regina Lima Ondei e a Assistente Social Thaisa Carvalho Voicikoski, ministraram o tema e conduziram os trabalhos.

A Diretora da UBS Rubens Baqueta, enfermeira Telma Regina Lima Ondei, afirmou que o objetivo maior deste dia foi a retração do tema suicídio pela equipe. “Além de retratarmos sobre o suicido, discutimos sobre as consequências e o mais importante, a prevenção”, ressalta Telma.

Segundo a Assistente Social, Thaisa Carvalho Voicikoski, o trabalho intersetorial das equipes de saúde do município tem sido muito importante. “É importante e necessário o trabalho de todos os profissionais da saúde em prol da valorização da vida de nossos pacientes, mas principalmente a prevenção do suicídio das pessoas que pensam sobre esse ato”, afirmou Thaisa.

 

PASSEATA

Conscientizar a população é o principal objetivo das ações realizadas pelas equipes de saúde de Floresta. Por isso, a passeata realizada na Avenida Getúlio Vargas, na manhã de hoje (27), leva essas informações aos comerciantes e pessoas que estavam nos comércios e nas ruas.

O percurso com saída do Centro Comunitário de Saúde Humberto Munhoz e indo até o depósito de construção Constru&Cia, foi realizado em quase uma hora, com apoio da Polícia Militar e animação dos desbravadores com a fanfarra.

Para a Diretora da UBS Antonio Mansano, psicóloga Gislaine Marutti Orsini, uma das organizadoras da passeata, conversar ainda é a melhor solução para prevenir o suicídio. “Precisamos conversar e mostrar para a população a importância do viver, indicando os profissionais do nosso município para as pessoas que precisam de ajuda”, comenta Gislaine, afirmando que o Setembro Amarelo está terminando, mas as ações de conscientização e prevenção sobre o suicídio continuam nas Unidades Básicas de Saúde.

 Galeria de Vídeos

 Veja Também