x

IV Concurso Municipal de Redu??o de Perdas na Colheita de Soja

Segunda-feira, 15 de julho de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 374 vezes


Ouvir matéria

Há 4 anos a EMATER em parceria com a Prefeitura de Floresta e o Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente,  vem comemorando a redução de perdas na colheita de soja com os agricultores do município. No último dia 12 de julho ocorreu o IV Concurso Municipal de Redução de Perdas na Colheita de Soja, com aproximadamente 300 pessoas presentes no Salão Paroquial de Floresta.

Para o encontro parceiros doaram prêmios, que foram sorteados entre os operadores de colheitadeira inscritos. Entre os prêmios teve bicicletas, micro-ondas, forno elétrico, sons automotivos, sacas de sementes entre outros. Todos os operadores foram premiados. “O concurso na verdade é um encontro, para confraternizar e comemorar a safra. O incentivo é pra todos.” Diz Valdir Brischiliari Tecnico da EMATER - Floresta. O evento foi encerrado com um jantar comemorativo.

O Concurso de Redução de Perdas na Colheita de Soja também é realizado em Maringá há 18 anos, é o maior do Brasil. Este ano o concurso contou com 186 máquinas sendo 44 de Floresta, o segundo município com o maior número de colheitadeiras inscritas. O operador vencedor do regional neste ano, foi o senhor Carlos Henrique Marutti de Floresta que perdeu apenas 5,37. Ele foi premiado com uma moto Honda doada pela Cocamar e Sicredi União.

Dados sobre perdas na colheita, organizados pela instituição de pesquisas, indicam que as perdas médias ocorridas no processo de colheita de soja no Brasil estão em torno de 120 kg/ha, ao passo que no Paraná a perda média é de 60 kg/ha.  Constata-se que pelo trabalho realizado a mais de 18 anos, a Região de Maringá está na vanguarda do país no combate ao desperdício, pois as perdas médias apuradas entre os operadores avaliados são de 28 kg/ha.

 

 

 

Fonte: PMF com informações da EMATER

 Galeria de Fotos

 Veja Também