x

NOSSA CIDADE / Simbolos

Símbolos do Município

Brasão e Bandeira - Floresta

Brasão

O escudo clássico flamenco-ibérico ou português era usado em Portugal na época do descobrimento do Brasil, herdado pela heráldica brasileira pelos primeiros colonizadores e desbravadores de nossa pátria.

A parte superior do escudo em campo de goles (vermelho) traz três escudetes.

O vermelho é uma das cores da bandeira japonesa para homenagear o Sr. Fukumatsu Kimura, fundador do município de Floresta. O vermelho também é símbolo de amor à pátria, de coragem, valentia, força e entusiasmo, virtudes essas próprias não somente do fundador deste município, mas também de todos os moradores de Floresta.

Sobre este campo apresentam-se três escudetes, sendo que o superior esquerdo é carregado de um braço de armadura empunhando uma tocha, para melhor representar o pulso firme e a vontade férrea de vencer dos seus moradores.

O escudete superior direito traz o mapa do Estado do Paraná em vermelho, como representativo de amor pátrio, tendo uma estrela branca para indicar o município de Floresta, dentro da 15º Micro-Região do Paraná. O escudete central em campo de blau (azul), representativo de serenidade, dignidade, fé cristã, traz o rosário para evocar a padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário.

O Rosário representado aqui, simboliza o reconhecimento do Papa Gregório XIII, de que o rosário fora a arma da vitória na famosa batalha naval de Lepanto, ganha pela cristandade a 7 de outubro de 1571.

O campo central do Brasão em blau lembra o firmamento e o clima ameno da região.

Neste campo se destaca uma máquina agrícola sobre o solo verde, para simbolizar a fácil mecanização dos produtos agrícolas, visto ter Floresta 90% de suas terras mecanizadas.

Separando o campo de gds que comporta os escudetes, e blau onde se insere a maquina agrícola, temos um bastão em argente (prata), por ser emblema de dignidade por simbolizar o direito de administrar com justiça.

A parte, inferior do escudo em campo de sinopse (verde), com a representação heráldica há descrita, simbolizando ainda colheita abundante, constitui esperança sempre renovada, traz ainda a representação do Rio Ivaí, que banha a região para fertilidade do solo.

II- Ornamentos Externos do Escudo

Timbre

Coroa mural em agente (prata), de oito torres, das quais apenas cinco são visíveis, tendo as suas portas abertas para evidenciar o caráter hospitaleiro do povo do município.

Suportes

Sustentam o escudo, a destra um galho de soia e a sinistra um galho de algodoeiro, olhados e produzindo ao natural, representando a agricultura da região.

Listel

Listel em goles (vermelho) trazendo na parte central o topônimo da cidade tem a destra a data de criação do município e a sinistra a data de sua instalação, tudo em argente (prata).

Memorial Descritivo da Bandeira

Tendo as mesmas proporções oficiais da Bandeira Nacional de 14m (quatorze módulos) de largura, por 20m (vinte módulos) de comprimento a Bandeira do Município de Floresta compõem-se de uma faixa oblíqua central, faixa esta que divide a bandeira em dois triângulos adjacentes a ela sendo que um forma o canto superior direito e outro forma o canto inferior esquerdo.

Triângulo Superior

O triângulo superior em blau (azul) por representar heraldicamente a justiça, a formosura, a perseverança, a serenidade, a constância e a lealdade do povo de Floresta.

Faixa Oblíqua central

A faixa oblíqua central na cor branca para representar a harmonia e paz, estando em seu centro, incerindo o Brasão de Armas do Município.

Triângulo Inferior

O triângulo inferior em sinopse (verde), por ser o hieróglifo da honra, da civilidade e cortesia, representa também esperança e juventude.

Na Bandeira de Floresta, o verde representa a gratidão da família Kimura, ao povo brasileiro pela forma com que o Sr. Fukumatsu Kimura, (japonês de origem e fundador do município) fora acolhido em sua chegada ao Brasil; quando se instalou na fazenda Floresta, na região de Batatais-SP, hoje denominada cidade de Brodosque.

A fazenda Floresta deixou imorredora recordações e ao fundador a cidade de Floresta, em gratidão à hospitalidade Brasileira, terra eleita por adoção sua pátria definitiva e legítima de seus filhos, deu-lhe o mesmo nome.

O verde vem também representar os cafezais da fazenda Floresta. A cor verde mata, simboliza melhor que qualquer outro emblema o nome de Floresta.