x

NOSSA CIDADE / Geografia

Geografia de Floresta

Floresta é município integrante da Micro-Região 09 - Norte Novo de Maringá, abrange uma área territorial de 162,007 quilômetros quadrados, junto à margem direita do Rio Ivaí.

Faz parte do Terceiro Planalto Paranaense. Sua riqueza consiste na fertilidade de excepcional terra roxa englobando-se 7.200 alqueires paulista, distribuídos nas Glebas: Caxias, Pingüim e Taquaruçu.

Substituindo a lavoura de café que nos trouxe a colonização e povoamento de nosso município, temos a área agrícola mecanizada, trazendo a ampliação das propriedades, diminuindo a mão-de-obra e levando o trabalhador rural as cidades mais próximas (êxodo rural).

Pertence a sub-bacia do Rio Ivaí, localizando-se a margem direita do mesmo. Uma rica rede hidrográfica: o Córrego Taquaruçu, Ribeirão Caxias, Córrego Haiti, Córrego Yucatan, Córrego Jaci, Ribeirão Floriano, Ribeirão Pingüim e Córrego Guanaco, entre outros de menor importância. Sendo todos estes afluentes da margem direita do Rio Ivaí.

Com uma estrutura geológica pertencente à Era Mesozóica do Período Cretáceo, onde há uma área recoberta por derrames vulcânicos, denominado Basalto que constitui o Grupo São Bento. Derivado desse derrame, o Norte do Paraná tem o privilégio da qualidade dos solos, que foi fator preponderante da sua ocupação, eles se apresentam profundos, bem desenvolvidos e com grande fertilidade.

Características Físicas

POSIÇÃO GEOGRÁFICA INFORMAÇÃO

Altitude (metros) 392 Latitude 23 º 35 ' 56 '' S

Longitude 52 º 04 ' 52 '' W 

ASPECTO ECONÔMICO

 

Participação no PIB Municipal:

- Agropecuária: 31,44%

- Indústria: 2,73%

- Serviços: 65,83%

 

Produto Interno Bruto: US$: 12.500.380,88

% PIB per capita: US$: 2.680,76

%População Economicamente Ativa: 2.567 hab