x

NOSSA CIDADE / Demografia

Demografia de Floresta

O primeiro desbravador da região foi o senhor Francisco Silveira da Silva, popularmente conhecido como “Chico Leiteiro”. Este aqui chegando em julho de 1944, efetuou a primeira abertura na mata, uma então “picada” de aproximadamente 1.000 metros, de sua propriedade até o local que passou a ser conhecido como “Quilômetro 12”, a estrada que interligava Maringá a Campo Mourão ainda não havia sido iniciada.

Na seqüência foram chegando a família Blanco (Água Caxias), a família Negrete (Bairro Negrete), João Cardoso (Água Taquaruçu), família Saturnino (Água Caxias), família Montilha (Taquaruçu), Daniel Severino Pinto (Taquaruçu) entre outras famílias que enfrentaram as agruras da região inóspita, com fibra e tenacidade transformaram a mata virgem em ricas lavouras cafeeiras.

Em 1947 surge a primeira “venda” (Casa de Secos & Molhados e Mercadorias em Geral) tendo essa como proprietário o Sr. Miguel Mansano (in memorian), instalada no quilômetro 12, constituindo-se no ponto de pousada para pessoas que se instalavam aqui com finalidade comerciais e desbravadoras.

O surto da expansão cafeeira foi o motivo principal da colonização, aí então migraram famílias do estado de São Paulo, Norte velho do Paraná (região de Jacarezinho), Santa Catarina e Minas Gerais entre muitos outros imigrantes provenientes de outros países.